terça-feira, 24 de novembro de 2009

Coma com etiqueta

As normas de etiqueta à mesa surgiram na antiga França, onde até hoje é um país com sinônimo de requinte e refinamento.

Regras de etiquetas não são coisas do passado. Ao contrário, a falta delas em determinadas ocasiões pode comprometer a imagem para sempre. E acredite, elas não existem por acaso! Por mais que pareçam complicadas, foram criadas para facilitar a vida e a convivência entre as pessoas. Por isso, conhecê-las é melhor maneira para não se sentir estranho no ninho diante de uma mesa arrumada detalhadamente com pratos, talheres e copos, por exemplo.

A pontualidade é o primeiro sinal de elegância, embora muitos pensem o contrário. O máximo de atraso permitido é de 15 minutos para um jantar com horário marcado.


Não é necessário passar por um vexame para aprender como evitar situações desagradáveis.

Vamos as dicas:

  1. Um pouco antes de começar a comer, coloque o guardanapo sobre o colo.
  2. Comer com as mãos nem sempre é pecado. O pão é um alimento que pode ser partido com elas, sobre o pratinho em que é servido.
  3. A faca além de cortar os alimentos, serve como anteparo para o garfo. Hoje é comum comer apenas com o garfo, deixando a faca à espera para cortar algum alimento, colocada em diagonal sobre o prato, á direita, com o fio para dentro.
  4. Nunca use o seu garfo para tirar comida de um prato a ser servido.
  5. Antes de levar qualquer alimento à boca, coloque-o em seu prato.
  6. Não se deve pegar com o pão o molho que ficou em seu prato.
  7. Comeu alguma coisa e precisa voltá-la ao prato??? Tire da boca da mesma maneira que a levou. Ex.: Se for um ossinho de galinha voltará com o garfo; se for semente de uva deve ser retirada com a mão. A espinha de peixe é uma exceção: pode ser apanhada entre os lábios com a mão. O caroço, a cartilagem, casca, etc., retirados da boca são deixados em um canto do prato em que se come, e não no pratinho de pão, nem no "sous-plat".
  8. Quando não souber a maneira correta de se comer determinada comida, seja esperta, espere alguém começar a comer e imite-o.
  9. Terminada a refeição, não se cruzam os talheres. Estes devem ser colocados paralelos sobre o prato, a faca com o fio para dentro.

Obs.: Se o guardanapo cair do seu colo por descuido, não o pegue no chão. Peça outro ao garçom; o mesmo vale para os talheres.

As palavrinhas mágicas, por favor e obrigado, devem ser sempre usadas.

Pequenas regrinhas vão te deixar mais confiante e seu jantar muito mais agradável. Bona petit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário